A fatalidade que deixou uma lição!

GATO NO BOX

Muitos gateiros já presenciaram seu gato em cima do box do banheiro bisbilhotando não é mesmo?

Alguém já imaginou que isso algum dia seria um risco para o gato? Provavelmente não, pois você sempre está por perto para acudir caso ele entre em apuros não é ?

Mas muitas vezes não imaginamos o que eles são capazes de aprontar em nossa ausência e isso eu noto diariamente nos atendimentos de Catsitter quando mostro fotos ou vídeos do que o gato aprontou na ausência do dono. Geralmente ouço “Nossa ele nunca fez isso antes!”.

Vou contar uma história muito triste que nos deixou uma lição muito importante sobre um cuidado a mais quando não estivermos em casa.

Uma cliente minha, médica, saiu para seu plantão à noite e retornou somente na manhã seguinte e ao chegar em casa, se deparou com um dos seus gatos morto dentro do box do banheiro com o registro de água quente aberto.

Esse gato era novo na casa, era um gato jovem com idade máxima estimada em 1 ano.

Eu tive o privilégio de fazer catsitter para ele duas vezes. Ele estava bem adaptado aos outros dois gatos da casa porém, ele era assustado. Notei isso em um dos atendimentos, quando uma vassoura escorregou pela parede e caiu, e ele, que estava todo relaxado na sala, saiu correndo se esconder embaixo da cama. Fui lá chamei ele e ele já voltou ao estado que estava anteriormente, relaxado curtindo o catnip que eu havia levado.

O que aconteceu exatamente naquela noite ninguém nunca vai saber. Eu deduzi uma situação por já conhecer o comportamento dele.

O que eu deduzi foi:

Não há janela no banheiro, ele pulou lá pela tal curiosidade do gato, o box tem uma altura considerável, é com porta de correr, e é todo de vidro. O gato pulou pra dentro, matou a curiosidade e resolveu sair. Na saída procurou um ponto de apoio para chegar ao topo do box, o ponto de apoio foi o registro de água quente, aberto o registro, suas patas ficaram molhadas e ele  não conseguiu mais pular, o seu desespero foi tamanho que eu acredito que ele tenha sofrido uma parada cardio-respiratória por stress e foi a óbito.

Outra possibilidade é de ele ter aberto o registro já na descida para dentro do box.

Como eu disse isso foi uma dedução minha, jamais saberemos o que de fato aconteceu lá.

O fato é que ele morreu, e que a partir disso estou orientando todos os donos de gatos que tenham como rotina diária, deixar as portas do box aberta e a porta do banheiro fechada como medida extra de segurança. E se tem como trancar a porta por fora, faça!

Ah Chris, a porta do meu box não é de correr, é abertura frontal. Ok coloque um calço nela, procure um peso de porta resistente à água e coloque lá!

E se eu deixar a porta do banheiro fechada e o box fechado?

Te digo que nunca sabemos quando um gato vai aprender a abrir portas! Então não custa deixar a porta do box aberta e a porta do banheiro fechada!

Ah eu vou deixar ambas portas abertas então! Ok, mas coloque um calço na porta do banheiro para garantir que o gato não vai correr o risco de ficar fechado no banheiro, afinal tudo pode acontecer com um gato em situação de stress por muito tempo!

Faz alguns meses que isso aconteceu,  e embora minha cliente já havia autorizado a publicação dessa fatalidade, achei melhor esperar para publicar em respeito ao luto  dela.

A imagem relacionada a essa publicação foi retirada da internet, não é a imagem do banheiro dela, nem mesmo do gatinho que passou pela situação.

Essa imagem nos mostra também a importância de telar a janela do banheiro! Hoje já existem empresas que fazem estrutura em serralheria na medida da janela, e fixam a tela nessa estrutura, o que garante a segurança do gato e garante também a facilidade na limpeza da janela pois é possível remover a estrutura para limpar.

 

 

 

Um comentário sobre “A fatalidade que deixou uma lição!

  1. Pingback: Já fez o checklist de Natal para seu gatinho? | Chris Cat Sitter

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s