A importância dos arranhadores

download (2)

“Chris, meu gato está destruindo a minha casa!”

Esse é o motivo de pelo menos 50% das pessoas que me procuram para a consultoria comportamental!

Na sequência vem… Chris, isso tem jeito? 

Siiimmmm tem jeito e é simples de resolver! rsrsrs

Primeiramente precisamos entender que nossos gatos tem como comportamento arranhar, por alguns motivos:

  • demarcação de território
  • eliminação das garras velhas ( quem nunca viu próxio ao local aonde o gato arranha, umas casquinhas que parece a unha inteira? Levante a mão quem nunca foi correndo atrás do gato para ver se ele estava com todas as unhas! rsrsrs)
  • alongar-se 

E se você não colocar objetos adequados para ele arranhar, ele vai sim destruir os seus móveis! As principais vítimas são os sofás, camas box, cortinas, cadeiras e alguns também podem arranhar os pés daquela sua mesa maravilhosa entalhada em madeira!

O que fazer para acabar com isso?

Compre no mínimo 1 arranhador para seu gato!

Sempre recomendo o modelo torre para quem não quer  ou não pode investir muito em arranhador. Porém gateiros, por favor ofereça uma torre digna para seu gato hein, colabore para que ele se sinta super atraído pelo novo objeto para arranhar!

No caso da torre, ela deve ter no mínimo 80cm de altura para proporcionar um bom alongamento e uma base de um tamanho adequado para que quando o gato for arranhar, o arranhador não caia sobre ele e  assim, garantir que o gato irá arranhar ali. Eu sempre digo que ele vai sim parar de arranhar as suas coisas pois arranhar o sisal será muito mais legal!

É muito importante, ao inserir um arranhador no ambiente, você precisa posicionar ele próximo ao local onde o gato arranhava anteriormente! 

Gente, é possível integrar os arranhadores e os projetos de mobiliário para os gatos de acordo com sua decoração, e fica muito bonito! Afinal os gatos não ficam apenas em um cômodo da sua casa não é mesmo? Eles gostam de estar aonde os donos estão então, não adianta esconder os arranhadores ou concentrar tudo do gato em um único ambiente da casa, o risco de o gato não usar o arranhador nesses casos é alto!

Uma dica é ir posicionando o arranhador em diversos locais e observar qual será o local preferido pelo gato!

Existem diversos modelos de arranhadores e mobiliários para gatos, eu sou muito a favor das peças com pelúcia e sisal, pois são confortáveis e os gatos amam! Eles dormem tranquilamente nas peças, diminui o risco de quedas por falta de aderência nas patinhas ao saltar de uma peça para outra, e é fácil de limpar, embora algumas pessoas argumentem o contrário. (sim vou fazer um post sobre como limpar os arranhadores com pelúcia).

Alguns modelos de projetos e arranhadores que eu utilizo muito no enriquecimento ambiental e os gatos amam:

 

Espero que essas informações sejam úteis para vocês!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s