Gatos x diaristas

il-gatto-con-gli-stivali

Um assunto que preocupa muito os gateiros é a relação dos seus gatos com as diaristas ou empregadas.

E o bom relacionamento entre eles é fundamental principalmente para o gato!

Resolvi fazer esse post pois nos atendimentos de catsitter tem acontecido com certa frequência eu encontrar gatos presos na varanda, no guarda roupas, em um quarto, no banheiro, gato que caiu da janela porque a diarista esqueceu de colocar a tela após limpar os vidros e deixou a janela aberta, etc. 

Então é algo preocupante sim o cuidado que a diarista deve ter com o gato e com os pertences do gato e principalmente o cuidado com itens que proporcionam a segurança do gato.

 Tenho certeza que a primeira pergunta de um gateiro ao entrevistar uma diarista é se ela gosta de gatos rsrs

Legal, ela ama gatos!!! E agora? posso ficar tranquilo completamente? 

Não né, afinal ela é um ser humano e como você ela é passível de erros, porém vale orientá-la muito bem sobre os cuidados com o gato.

Se a diarista apenas é uma pessoa que gosta de gato mas não tem nenhum, ela não vai ter tanta noção das necessidades do gato como você e pode pecar em alguns aspectos, mas nada que uma boa orientação não resolva!

Se ela tem gatos em casa, pode ser que ela tenhaum manejo diferente do seu, e uma rotina com os gatos dela diferente da rotina do seu gato, e novamente cabe a boa orientação para que ela saiba cuidar bem do seu gato na sua ausência!

Enfim, vou deixar aqui um check-list das coisas que considero fundamentais na orientação para os cuidados com o gato:

1- Limpar as caixas de areia e mantê-las no lugar.         

Já vi diariasta colocando as caixas dos gatos no meio da água na área de serviço, esqueceu lá e foi limpar outro ambiente, e também tem as que colocam as caixas no alto e esquecem de baixar. Então a orientação é que colocque de volta ao local original o mais rápido possível. 

2- Lavar os potes de ração e água e fazer a reposição.   

Geralmente elas colocam meio pote de água,  e os gatos amam potes cheios, ou não trocam a água e a superfície fica cheia de pó e pelos, é obvio que o gato não vai beber uma água assim, outro ponto é que elas acham que é mais fácil para o gato quando o pote de água fica bem ao lado do pote de ração. Então a orientação sobre os potes deve ser para manter limpos e repostos e manter no local aonde estavam quando ela chegou.

3-Manter as telas bem presas nas janelas.         

Se você tem telas removíveis, é muito importante que ela mantenha o gato fora do ambiente e que ela fique fechada lá enquanto limpa os vidros, e também acho mais seguro que esse ambiente seja mantido fechado até que você volte e verifque a segurança da tela antes de liberar o ambiente para o gato.   

4-Não ir embora sem olhar na cara do gato.                                     

Como eu já havia dito, infelizmente está frequente as diaristas esquecerem os gatos presos em cômodos, armários etc. Já houve caso de o gato ficar pouco mais de 24hs sem comer nem beber e nem ir ao banheiro e quando eu cheguei o gato estava extremamente estressado pela situação que passou. Tiveram diversos outros casos em que eu cheguei horas após a saída da diarista e encontrei os gatos presos nos lugares mais inusitados…  Então oriente a diarista a não sair de sua casa sem olhar na carinha de cada gato da casa.     

5- Respeitar a vontade/humor do gato      

É algo meio óbvio para os gateiros, deixar o gato quieto se ele não é muito de interagir com pessoas estranhas, então oriente a diarista a não forçar nenhuma interação com o gato se ele não manifestar essa vontade para evitar que o gato se estresse.                                                                                                                                                                                                          

Acredito que esses são os tópicos mais importantes, relacionados a segurança e bem estar do gato em sua ausência.                                                                                                É claro que quando chegar em casa você sempre vai precisar espalhar os brinquedos pois elas sempre deixam organizados em alguma caixinha ou arranhador, ou caminha rsrsr . Mas isso não é nada né!  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s