Você sabia que seu Gatinho precisa ir todo ano ao dentista?

Eu não sabia! Eu seguia um protocolo que um Veterinário me informou há muitos anos, que você deve levar seu animalzinho (cão ou gato) para fazer limpeza na boquinha por volta dos 5 anos de idade.

Ano passado, levei minha Nina para fazer limpeza e a Dra Tatiana Schneider me informou sobre o protocolo atual!

13483242_884295368348817_3669072448217377949_o

Se nós, que escovamos os dentes precisamos visitar o dentista anualmente, imaginem eles, que não escovam os dentinhos e, no caso os gatos, não deixam os humanos fazer por eles rsrs .

Segue uma publicação na íntegra da Dra Tatiana Schneider sobre o que ocorre nas boquinhas dos pets.

Quais animais precisam de avaliação Odontológica?
A resposta é fácil, TODOS. 
Com que idade é indicada a avaliação:
Desde jovem. Costuma-se indicar a primeira profilaxia com um ano de idade, porém, tal indicação pode mudar de acordo com cada paciente. A avaliação precoce é especialmente importante para identificar displasia/hipoplasia de esmalte. Outra situação comum é a persistência dos dentes decíduos (dentes de leite), os quais, se não caírem sozinhos, devem ser extraídos para não atrapalhar a dentição permanente em desenvolvimento.
A profilaxia freqüente vai evitar a rápida progressão da doença periodontal, além de ser um procedimento muito mais rápido, seguro, e menos custoso em comparação com o tratamento periodontal.
A grande maioria dos cães adultos à idosos sofrem com doença periodontal avançada, quando não fazem o tratamento profilático com freqüência. A doença periodontal é caracterizada por gengivite, mobilidade dos dentes, grandes quantidade de acumulo de cálculo (Vulgo, tártaro) e halitose (mau hálito).
O tratamento periodontal inclui: raspagem dos cálculos com ultrassom, jato de bicarbonato e polimento além de extração de um ou mais dentes, conforme necessidade, quando já há comprometimento da polpa dentária e osso alveolar. Em alguns casos pode-se indicar a endodontia (tratamento de canal) para manter o dente, como em casos de fratura e quando não há comprometimento do osso. Durante o atendimento prévio conversamos sobre todas as possibilidades que podem ocorrer durante o procedimento, o qual acontece sob anestesia geral.
Porque o animal dever esta sob anestesia geral?
Por mais “comportado” que seja o paciente e permissivo à escovação em casa, nenhum permite a manipulação de toda a boca para raspagem sub-gengival (sob a gengiva livre), especialmente na face interna dos dentes. E esse procedimento bem feito é que vai garantir uma limpeza adequada. Para uma anestesia segura nossa equipe conta com anestesistas capacitados, além disso, o paciente deve passar por exames prévios para monitorarmos as funções dos órgãos e garantir que a anestesia seja o mais segura possível.
Porque se preocupar com a saúde bucal?
Porque não só a estética da boca é afetada. O Cálculo dentário (tártaro) são camadas e camadas de biofilme formado por bactérias que são mineralizadas sobre os dentes, então o animal terá sempre um foco de infecção que pode acometer outros locais no organismo, além de causar dor durante a mastigação. Dentes fraturados costumam causar dor, pois, a polpa do dente contém inervação alem de vasos sanguíneo.
Exemplificando isso, não é raro atendermos pacientes com conjuntivite que melhora após tratamento odontológico e pacientes com feridas em face que são fistulas que se originam de um abcesso periodontal, ou seja, uma “bolsa” de pus que se aloja no osso ao redor da raiz dentária.
Tatiana Schneider é formada pela UFPR em 2010, Residência em Cirurgia durante 2010, Residência em Odontologia em 2011, ambas na UFPR e Médica Veterinária completa, faz parte da Equipe Intensiva desde a sua fundação em 2012.

Muito obrigada Dra Tati e equipe do Hospital veterinário Intensiva!

Um comentário sobre “Você sabia que seu Gatinho precisa ir todo ano ao dentista?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s