Minha opinião sobre os granulados sanitários.

Muitos clientes e amigos gateiros tem me procurado para perguntar qual granulado sanitário eu recomendo, pois parece ser o assunto da vez entre os gateiros rsrs

A minha busca pelo granulado ideal para meus gatos, foi quando eu precisei mudar o granulado que eles utilizavam devido à rejeição. Eles utilizavam uma marca de pellets de madeira. 

Quando o granulado de madeira (pellets) chegou ao mercado com um preço acessível, muitas pessoas começaram a utilizar, eu mesma havia feito um post de recomendação desse tipo de granulado por se tratar de algo eco friendly, a possibilidade de descarte no vaso sanitário, etc. Isso já faz 2 anos.

Porém, notei a rejeição dos meus gatos após meses de uso, e aí a busca começou. Coincidentemente, nesse período, muitos clientes me procuraram reclamando que os gatos estavam fazendo “cacas” ou xixi fora da caixinha e quando eu perguntava sobre qual o granulado… era o de madeira que estava sendo utilizado. E óbvio eu ficava super sem graça a cada mensagem ou ligação recebida pois eu havia recomendado aquele produto e as pessoas estavam tendo problemas.

Alguns gatos se acostumam com os pellets de madeira e outros não.  Coisas de gatos! 

Como não eram apenas os meus gatos que estavam rejeitando, haviam mais gatos infelizes com os banheiros…

Lá vai a tia Chris pesquisar a respeito…

Chequei a conclusão de que eram 2 dificuldades para os gatos:

1- A questão tato. Não estava confortável para o gato usar o banheiro devido ao tamanho do granulado.

2- Fezes expostas. Eles não estavam conseguindo esconder as fezes, o que para o gato é muito importante pois são presas e predadores e isso trata-se de comportamento instintivo.

Nessa trajetória conheci diversas marcas e fui eliminando uma a uma pela questão odor, poeira levantada no momento de colocar na caixinha de areia, não formação de torrões de urina e o principal que é o tamanho do granulado.

Não vem ao caso citar as marcas que não gostei pois foram várias inclusive as sílicas (muita gente acha o máximo mas há muita controvérsia a respeito desse material então prefiro não usar, sem contar que são coisas pontiagudas e não devem ser confortáveis para o gato pisar), e o post ficaria muito massante para você ler sobre o ponto negativo de cada uma. Então vamos ao positivo que é bem mais prático.

Vou apontar as marcas que eu tenho recomendado até hoje:

Easy Clean ( o granulado da minha vida!)

easyclean

Amo e sempre recomendo (não ganho comissão alguma ok rsrs)

Dentro da Easy Clean tem variações e para simplificar a vida do gateiro eu recomendo a que está escrito Baking Soda, ou a de pacote azul. Essa marca só tem a venda na Cobasi.

Oh meu Deus não tem essa loja aonde eu moro! 

A PipiCat lançou a PipiCat Ultra Dry, eu testei e aprovei também embora os grãos sejam um pouco mais espessos que os da Easy Clean, não vi problema para os gatos e o produto cumpre bem os requisitos tato,odor e torrão. Essa tem a venda em diversos lugares! 

pipicatultradry

Opções naturais que eu gostei muito porém o custo é um pouco maior:

KatBom e Dbest Bio fina.

 

Ah Chris é muito caro não posso gastar tudo isso por mês em banheiro para meu gato.

Ok eu sempre sugiro que faça o cálculo por Kg e avalie para comparar com o preço dos outros e tire sua própria conclusão da relação custo-benefício que o produto lhe trará, afinal eu não vendo granulados rsrsr

Opção mais barata que eu sugiro é a famosa mistura da farinha de mandioca no granulado.

Uma proporção legal é para 3kg de granulado, 1 kg de farinha de mandioca torrada, (usei a branca e não gostei).

O granulado que eu recomendo para usar na mistura é o Pipicat Multicat (tem tarja laranja no pacote). 

download

Que fique claro que esse post tem o intuito de orientar as pessoas sobre as necessidades de um gato para usar sua caixinha com conforto pois se o gato se sentir desconfortável ele vai adiar ao máximo a ida a caixinha o que não é nada legal para a saúde dele.

Não trata-se de nenhum problema pessoal com marca de granulado de madeira OK.

Hoje fico super feliz em ter ajudado muitos gatinhos a voltarem a sua rotina normal de uso do banheiro e mais feliz ainda quando recebo as mensagens de agradecimento e alívio das pessoas pelo fato de o gato ter voltado a usar a caixinha!

 

Anúncios

Um comentário sobre “Minha opinião sobre os granulados sanitários.

  1. Pingback: Antes de ter um gato se pergunte… | Chris Cat Sitter

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s