Sobre as caixinhas sanitárias…

coco-gato-think-TL

Olá pessoal!

Tenho notado que muitas pessoas tem diversas dúvidas sobre as caixinhas sanitárias para os gatos. Qual é a melhor? Como e com que frequência devo limpar? Como escolher a caixinha mais adequada para meu gato? Quantas caixas devo ter por gato? etc.

Vou deixar algumas dicas para desmistificar o assunto! 

Qual é a melhor?

A que tiver espaço suficiente para o porte do seu gato!

Como e com que frequência devo limpar?

Como todos temos vidas agitadas hoje em dia, eu sugiro limpar logo pela manhã antes de sair para o trabalho e no retorno do trabalho. Essa limpeza diária consiste em tirar fezes e urina da caixinha.

Recomendo lavar a caixinha com água sanitária no mínimo 1 vez na semana caso não tenha acontecido problema com diarreia, se acontecer, é recomendado lavar a caixa no mesmo dia.

Muita atenção ao uso do granulado de madeira. É uma excelente e super higiênica opção porém muitas pessoas não sabem utilizar. Só utilize esse granulado em caixinhas com peneira pois a urina é absorvida e vira serragem e essa serragem deve ser descartada senão vai ficar com cheiro forte de urina se acumulada na caixa. Mantém-se dentro da caixa apenas o granulado de madeira  jamais a serragem.

Como escolher a caixinha mais adequada para meu gato?

Escolha uma caixinha funda para que ele não espalhe muita areia para fora, prefira uma caixinha grande que ele possa se mover bem sem ficar fazendo muitas “manobras”, ele deve se sentir confortável e não transtornado na caixinha.

Muita atenção ao escolher os banheiros fechados para gatos, preste muita atenção nas medidas do banheiro, o gato deve conseguir se virar lá dentro e ficar em pé. principalmente os modelos de canto costumam ser bem pequenos.

Quantas caixas devo ter por gato?

Isso é geralmente bem polêmico. Algumas pessoas dizem que precisa 2 caixas por gato, outras dizem que 1 por gato é suficiente, enfim, vou deixar a minha opinião pessoal a respeito.

Eu tenho 4 gatos e hoje tenho 4 caixas sanitárias. O recomendado usualmente seria que eu tivesse 5 caixas, ou seja, sempre ter 1 caixa a mais do que o número de gatos. Porém eu passo boa parte do dia em casa e sempre que vejo algum deles usando a caixinha eu já vou limpar. 

Um fator muito importante é manter a higiene da caixinha sanitária, pense como se fosse você ter que utilizar um banheiro todo sujo e fedido, não é nada estimulante não é mesmo? Com os gatos acontece a mesma coisa! O gato pode ficar contendo a urina por não ter uma caixinha limpa para utilizar e isso pode causar problema renal, o que não é nada agradável para o gato.

Pense com carinho toda vez que for limpar a caixinha do seu gato, que isso não é uma mera obrigação e sim um gesto de amor por ele!

Algumas sugestões de caixas:

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Sobre as caixinhas sanitárias…

  1. Pingback: Antes de ter um gato se pergunte… | Chris Cat Sitter

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s