Gatos também sentem frio!

Entre as coisas que os gatos amam fazer é dormir em uma caminha bem fofinha e quentinha não é mesmo?

Eles normalmente já dormem boa parte do dia, e no inverno o período que passam dormindo é maior ainda, principalmente se estiverem acompanhados de uma coberta macia.

Com o frio chegando, e em dias gelados é preciso ficar atento pois embora a maioria dos gatos tenha uma boa camada de pelos eles sentem frio sim e precisam de cuidados especiais no inverno! 

e6ab7f82-3064-4ebd-bf94-be5b6605c184 

Dentro de casa recomenda-se que o gato tenha uma caminha, essas que você encontra a venda em pet shops, se não tiver uma dessas não tem problema, uma caixa de papelão também pode ajudar pois ajuda na retenção do calor corpóreo  e ainda é uma queridinha dos gatos. Mas é claro que em ambas é necessário ter um cobertorzinho para ajudar o bichano a se manter  o mais aquecido possível.

Notando a paixão dos gatos pelas mantas de microfibra, eu passei a comprar essas mantas de casal e corto em 4 partes iguais, fica um tamanho excelente, não precisa passar costura pois não fica soltando as fibras, super prática e eles simplesmente amam!

Para os gatos que tem acesso a um jardim grande, recomenda-se ter uma pequena porta basculante para que tenham acesso a sua caminha quentinha sempre que acharem necessário se aquecer. Essas portinhas já são encontradas facilmente em grandes pet shops.

Roupinhas somente são recomendadas para gatos sem pelos como os da raça Sphynx, porque a grande maioria dos gatos não gosta de usá-las. As reações ao estarem vestidos geralmente são: ficam “tombados” de lado te olhando com uma cara de não estou gostando nada disso ou simplesmente ficam paralisados com a mesma cara de que não estão gostando.  Mas se você tentar vestir uma roupinha em seu gato e ele aceitar numa boa, não há mal algum!

Outra coisa importante para os gatos nos dias frios é o sol! Eles adoram essa fonte de calor e no inverno tendem a ficarem mais tempo expostos, só é necessário um cuidado especial para que não ocorra muito tempo de exposição pois os gatos, especialmente os de pelagem branca, podem desenvolver câncer de pele. Evite permitir que os gatos tomem sol no período entre 10h00 e 15h00. Para quem utiliza aquecedores de ambiente, é preciso ficar atento a umidade do ar, bacias com água e toalhas molhadas ajudam a prevenir problemas respiratórios.

Banhos  em casa no inverno nem pensar! 

Cuidados com os idosos e filhotes

Tanto os gatos idosos quanto os filhotes, sentem mais o impacto do frio pois tem dificuldade em regular a temperatura do corpo por isso merecem atenção redobrada na prevenção da hipotermia.

Gatos idosos frequentemente tem artrose, um processo de degeneração das articulações que piora por causa do frio. Eles sentem dor nessas regiões e evitam subir em locais mais altos. Se você notar esse comportamento em seu gato além de levá-lo ao veterinário para confirmação do diagnóstico, tente facilitar a vida dele, colocando sua caminha em local de fácil acesso, se ele dorme com você em sua cama, providencie uma escadinha para ele,  enfim, ajude-o a evitar os saltos.

Dieta hipercalórica só deve ser utilizada se recomendada por um veterinário especializado em felinos.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s