Como fazer uma “horta” para seu gato

grass5

Ontem eu postei sobre a importância das “graminhas” para os gatos. Hoje vou ensinar como fazer uma “horta” adequada para seu gato.

É muito importante saber escolher as  “graminhas”  para a “hortinha” do gato para que ele não sofra intoxicação. 

Primeiro você deve escolher um local seguro para alojar o vaso até que as “graminhas” cresçam pois o vaso aparentemente só com terra poderá atiçar a curiosidade do gato e ele querer brincar de cavar e lá se foi a “hortinha”.

Segundo, você deve escolher um vaso de um tamanho adequado para que não ocorram acidentes (o gato tombar o vaso na hora em que for degustar as “graminhas”). Como os gatos gostam de dar “puxões” com os dentes, corre o risco de o vaso tombar se for muito pequeno, e, se o vaso tombar o gato pode considerar como uma experiência desagradável e perder o interesse pela “horta”. Outro inconveniente do vaso pequeno é causar briga entre os gatos se houver mais de um gato no ambiente. Neste caso eu sugiro uma floreira com tamanho de acordo com a quantidade de gatos na casa, pois poderão comer todos juntos.

Terceiro, a escolha das sementinhas a serem plantadas. As sementes mais recomendadas para os gatos são: trigo, centeio,azevém, aveia e o milho de pipoca. Lembrando que o milho de pipoca é o que você utiliza para estourar na panela e não o de estourar em microondas.

O cultivo que vou explicar aqui, é simples e vale para todas as sementes citadas.

Prepare a drenagem do vaso (eu utilizo argila expandida), adicione a terra adubada ( geralmente compro em floriculturas o insumo para paisagismo), espalhe as sementinhas e cubra com uma camada de uns 2 cm de terra adubada. 

Regue a cada dois dias tomando cuidado para umedecer a terra e não encharcar. Até que as “graminhas” cresçam coloque o vaso em local ensolarado e fora do alcance dos gatos.

Pronto está feita a “hortinha” para seu gato!

Para que nunca falte “graminha” para meus gatos, eu costumo ter 2 vasos, fazendo um revezamento entre eles. Quando a “graminha” do primeiro vaso que plantei está em uma altura de  1 palmo, eu já faço o plantio das sementinhas no outro vaso, assim quando eles começarem a rejeitar a “graminha” do vaso que está em uso, a  segunda “hortinha”  já estará pronta para consumo.  Aí  é só você retirar as “graminhas” velhas rejeitadas e descartar, completar a terra e fazer novo plantio, e assim seguirá o ciclo da “hortinha”!

As sementinhas podem ser encontradas em lojas de agropecuária, muitas vezes em casas de produtos naturais também encontro, e tem também a opção dos pacotes prontos que são vendidos em pet shops e clínicas veterinárias.

Espero que tenham gostado e se sentido motivados a fazer uma bela “hortinha” para seus gatinhos!

Qualquer dúvida podem perguntar.

 

 

Anúncios

3 comentários sobre “Como fazer uma “horta” para seu gato

  1. Pingback: Você conhece as 4 necessidades básicas do seu gato? | GATO&GATEIRO

  2. Pingback: Uma graminha para chamar de minha! | Chris Cat Sitter

  3. Pingback: Antes de ter um gato se pergunte… | Chris Cat Sitter

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s