Gatos são a principal causa de alergias #mitossobregatos

gatos_alergia

A hipersensibilidade do sistema imunológico a um estímulo específico, que pode ser causado por pele, pelo ou saliva do gato, não é uma patologia transmissível, mas sim um problema genético que tem possibilidade de tratamento. E mais, de acordo com Hélio Schainberg, médico do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e especialista em alergias, 95% dos casos de alergia, na cidade de São Paulo, são causados por ácaros, e não por pelos ou penas.

Segundo ele, o grande aumento de ácaros no ambiente causado pela presença dos animais de estimação é o maior vilão. “Isso ocorre porque, além de pelos, os bichinhos soltam muita pele, que serve de alimento para os ácaros, fazendo com que procriem aceleradamente”, explica.

Gatos acabam sendo tachados como os maiores causadores de alergias por se lamberem muito mais que os cães e, assim, as proteínas alergênicas presentes na saliva ( denominadas Feld 1 ) ficam impregnadas na pele e no pelo do pet. Essa proteína é a principal causa de alergia para quem é sensível e predisposto a desenvolver alergia a gatos. Os sintomas podem se manifestar em diferentes graus, dos mais graves, como choque anafilático, aos mais amenos, como espirros e coceira. E ainda, segundo Hélio, retirar o animal da vida do alérgico nem sempre é a melhor solução. A gravidade da alergia deve ser avaliada por um profissional, pois existem medidas que ajudam na convivência da pessoa alérgica com o gato ou cão. Higienizar a casa diariamente com aspirador de pó, escovar e dar banhos frequentes no pet, por exemplo, diminuem a quantidade de pelos no ambiente.

Publicada no Journal of Immunology em 2013, a pesquisa realizada na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, desenvolveu uma droga que pretende ajudar quem é alérgico à proteína presente na saliva do gato. Contudo, até o momento ela foi testada apenas em laboratório e o único tratamento disponível é imunoterapia específica, ou seja, vacina contra o fator desencadeante.

Retirado na íntegra da revista Pulo do Gato edição 97 – Jan/2016  pois achei a explicação excelente!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s