Ingestão de objetos

 

pica

Tal comportamento também pode ser observado em humanos e cães, e é chamado de síndrome de Pica pelos especialistas, nome latim que se refere a um pássaro do hemisfério Norte conhecido por comer tudo o que encontra pela frente, o Pega-Rabudaou Pega-Rabilonga (Pica pica). https://pt.wikipedia.org/wiki/Pega-rabuda

Especialistas dizem que não existe uma idade em que o comportamento se manifesta, ou seja mais comum, geralmente os gatos atendidos por ingestão de corpo estranho são adultos.

Esse tipo de comportamento pode estar ligado ao desmame precoce, e pode surgir a partir  do comportamento infantilizado na vida adulta, como afofar quando estão relaxados e sugar tecidos (comportamentos ligados ao ato de mamar).

Os gatos podem engolir os objetos durante uma simples brincadeira, porém alguns gatos apresentam comportamento compulsivo em relação à ingestão de alguns produtos.

Distúrbios alimentares incluindo a ingestão de objetos, também podem estar relacionados a condições de estresse. Mas o gatilho para o início do comportamento pode ter também causas clínicas, como doenças relacionadas a alguma deficiência nutricional. Especula-se também que exista um fator genético envolvido.

Nas raças Siamês e Burmês, esse comportamento é bastante relatado, até SRDs com origem oriental encontrados nos lares Brasileiros  (famoso “Sialata”).

O que eles mais engolem?

Uma pesquisa aponta que o material mais ingerido pelos gatos foi a lã, em seguida o algodão, depois o barbante e por fim o papel. Entretanto, sacolinhas plásticas, pequenos objetos, pedaços de tapetes de EVA feitos para crianças ( que os gatos amam arranhar rsrs), lacres de linguiça, clips, etc. Mas o maior perigo são as linhas, com ou sem agulhas, qualquer tipo de fio.

Se foi ingerido um corpo estranho sólido, normalmente irá parar no intestino delgado e causar uma  obstrução total ou parcial. Ele pode até perfurá-lo e levar a uma infecção generalizada. Se for um corpo estranho linear ( os fios) parte dele fica presa na base da língua e o restante é engolido. Ao passar pelo intestino poderá causar pregueamento, sendo este um caso bastante grave, já que pode causar necrose da porção envolvida ou inflamação grave. 

Principais sintomas:

O gato pode engolir um objeto longe das vistas do seu dono, alguns dos principais sintomas que podem indicar que ele comeu algo estranho:

  • vômito recorrente
  • diminução do apetite
  • emagrecimento progressivo
  • desidratação 
  • prostração

A primeira atitude sob qualquer suspeita é levá-lo imediatamente ao médico veterinário!

Para um diagnóstico mais preciso o veterinário realizará um Hemograma ( para ver se há infecção) juntamente com Raio-x e Ultrassonografia abdominal ( exames que mostrarão se há corpo estranho).

Nunca use punições para tentar controlar este comportamento  e investigue que atitudes do dia a dia podem estar reforçando o distúrbio.

Pode parecer óbvio, mas também é importante retirar do alcance do gato os objetos que ele costuma sugar ou ingerir.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Ingestão de objetos

  1. Pingback: Quais os brinquedos preferidos pelos gatos? | Chris Cat Sitter

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s