Justificando a posse responsável…

keep-calm-e-adote-um-gatinho

Por incrível que pareça, as protetoras que trabalham com adoção de gatinhos com termo de compromisso de posse responsável, ainda são chamadas de “proteloucas”, neuróticas, e muitos outros “adjetivos”.

Essas “proteloucas” geralmente não contam com muita ajuda para custear tratamentos de gatos resgatados por abandono, atropelados, envenenados (quando dá tempo de socorrer), ninhadas abandonadas, não existe apoio de prefeitura, governo etc. O que existe são veterinários que ajudam reduzindo custos ao máximo para que consigam ajudar o máximo de animais, pessoas de bom coração que se comovem com os casos e fazem doações, bazares que são feitos com doações, tiram dinheiro do próprio orçamento familiar… Se elas não fizerem essas exigências estarão fazendo o trabalho de “enxugar gelo”  .

Pensem que infelizmente vivemos em uma sociedade em sua maioria omissa, capaz de ver um animal em sofrimento, virar as costas e dormir tranquila, ver seu animalzinho velhinho e doente e levar para algum lugar para soltar, deixam seus animais soltos e procriando desenfreadamente e abandonam as ninhadas em empresas, ONGs, pontos de ônibus, quando não os matam de diversas formas…

Protetoras não são loucas, elas fazem o trabalho que deveria ser feito por toda sociedade, se cada um fizesse sua parte não haveria tanta morte e abandono.  

Vamos às justificativas de tantas exigências para adotar um gatinho.

Gatos não saem de casa por serem ingratos, eles vão para as ruas por curiosidade. Infelizmente nem todas as pessoas gostam de gatos, e acontecem envenenamentos, maus tratos com requintes de crueldade, brigas com outros gatos, atropelamentos, enfim são inúmeros riscos que seu gato está sujeito nas ruas.

Telas em apartamentos são exigidas pois gatos não são seres voadores! Eles se machucam e podem até morrer se cairem de uma janela independente da altura, existem muitos mitos sobre a partir de qual andar o gato cai e morre e quais andares são seguros que ele pode cair que não vai morrer. Não importa o andar, tudo deve estar telado, qualquer altura oferece risco. Só um exemplo é uma gata que caiu do 1º andar e ficou paraplégica, ela tinha 6 meses de idade quando caiu e viveu por 16 anos.

Castração acaba sendo um ato de amor pois você com esse gesto além de evitar procriação, evitará algumas doenças, como câncer de mama, Piometra, tumores nos testículos, marcação de território, etc.

Manter vacinas, vermífugo e antipulgas sempre em dia é uma questão de qualidade de vida para o animal, assim como uso de uma boa ração .

Identificação, ,mesmo sendo mantido na segurança do seu lar, infelizmente devemos nos prevenir de situações de perigo ou fuga acidental. Somente um exemplo, se por ventura sua casa ou apartamento sofrer um assalto, seu gato corre grande risco de sair correndo por aí, já pensou nisso?

Os animais tem restrição a muita medicação humana, por isso jamais medique seu gato por conta própria, sempre que julgar necessário leve-o a um veterinário.

Ao contrário do que muitos dizem, os gatos gostam de atenção sim! Eles são seres que em sua maioria não dispensam brincadeiras, brinque muito com seu gato ele vai amar!

Os animais assim como nós humanos envelhecem e geralmente precisam de cuidados especiais em sua velhice tanto quanto nós, tenha paciência com ele e seja amoroso com ele até seu finalzinho de vida.

Jamais o abandone, animais são seres sencientes.

Espero com este post conseguir fazer muitas pessoas a reavaliarem suas opiniões sobre a posse responsável de um animal, seja ele um cão ou gato, o gato foi mais citado aqui por se tratar de um blog destinado a gatos, mas tudo isso vale para os cães também.

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s