O que é o Dipylidium ?

Cat scratching

Provavelmente você já se deparou com ele mas não sabia o que era “aquilo”.

Você já viu no “traseiro”  ou nas fezes do seu gato um “serzinho” bege se mexendo? Você já viu na caminha ou no local em que seu gato dorme, umas “coisinhas” secas parecidas com arroz cru ou gergelim.

Então… Fique calmo, você não está vendo coisas. Seu gato  pode estar com verme e o nome desse verme é Dipylidium caninum.

A pulga é um hospedeiro intermediário de uma ténia e, quando a pulga é ingerida pelo gato/cão ( quando este morde a pele devido à comichão causada pela infestação de pulgas ), liberta no aparelho gastrointestinal os ovos desta ténia que se vão desenvolver no intestino do cão/gato ( e também no Homem) dando origem às ténias adultas.

Estas ténias por sua vez são formadas por proglótides ( segmentos que se podem separar quando estão maduros – com novos ovos). Estas proglótides são excretadas nas fezes e conseguimos diferenciá-las das outras ténia pois possuem movimentos – elas esticam e encolhem. São do tamanho de um baguinho de arroz e espalmadas.

 Desparasitar interna e externamente é muito importante!

Quando pensamos em desparasitar a palavra de ordem é GERAL! Isso quer dizer que que deve ser feita a desparasitação externa e a interna, cumprindo os prazos certos para as realizar de forma correta e sem prejuízos para a saúde animal e humana.

Não adianta aplicar antipulgas se não der vermífugo e vice-versa.

Vermífugo e antipulgas devem ser feitos religiosamente a cada 6 meses nos gatos. 

Para tratar essa doença leve seu animal ao veterinário para que identifique o problema e trate com vermifugos e antipulgas.

D. caninum ex dog.  Given by Peter Schantz

D. caninum ex dog. Given by Peter Schantz

0 d_caninum_feces1359256455668

happy-cat

Anúncios

7 comentários sobre “O que é o Dipylidium ?

  1. Ola. Minha gatinha ainda filhote esta com isso, tadinha…fiquei muito preocupada. A veterinaria passou i remedio revolution e disse que esse acabaria com os vermes e pulgas. Vc sabe dizer se esse medicamento é suficiente? ou deveriamos procurar alguma medicacao de uso interno…

    Curtir

  2. Boa tarde. Adotei uma gatinha que estava infestada de pulgas. Logo começaram a aparecer os vermes. Moro em apto e procuro aspirá-lo dia sim dia não. A gatinha não sai do apto a não ser para ir ao veterinário. Desde então como ela foi adotada com 40 dias +/- foi ministrado a ela vermífugo líquido, depois como os vermes não desapareceram, foi pesada e medicada com Profender na nuca, passado 25 dias os vermes reapareceram e agora foi dado 1/2 dose de comprimido Drontal e 15 dias depois um comprimido inteiro pois já está pesando 2,6 kg. Hoje em dia, passados 10 dias da última medicação, encontro proglotes secos no chão do meu apto. Isso é normal? Será que passado mais alguns dias os vermes voltarão a aparecer? Onde e por que ainda saem esses parasitas secos? Nunca vão cessar? Você já ouviu ou viu isso acontecer? Por favor me responda… Não consigo encontrar nada sobre pessoas que encontram esses vermes secos e a veterinária acaba achando que sou exagerada, mas gostaria de entender se isso realmente acontece com outras pessoas tbem ou fui premiado com um “saquinho de vermes”… Fico com pena da minha gatinha. Obrigada

    Curtir

    • Olá Renata!
      A informação que tenho é que os vermes morrem quando saem do corpo do hospedeiro (o gato). Então esses parasitas secos que você encontra provavelmente saíram do corpo dela já faz algum tempinho. Se foi feita toda essa medicação é muito provável que ela já tenha eliminado tudo e o que vc está encontrando pela casa são de quando ainda estavam ativos no corpinho dela antes das medicações.
      Agora se por exemlo voc~e limpou a caminha dela, ou local aonde ela dorme, depois da medicação e observa que surgem esses parasitas secos, deve voltar no veterinário para que ele te oriente a respeito.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s